PRAÇA 16 DE JULHO

A Praça 16 de Julho é um dos grandes pilares da cultura manacapuruense e, por muitos anos, foi umas das grandes referências na cidade. A Praça da Prefeitura, como ficou conhecida, era um ambiente familiar e de lazer, com reunião nos fins de tardes, onde crianças brincavam livremente. Aos poucos esta referencia foi sendo perdida, mas o marco histórico mantém o valor.

A construção da praça se deu aos poucos. Ao longo dos anos foram sendo acrescentados novos itens de valor cultural à praça. A primeira referência cultural, que seria a maior delas, é de que a praça seria localizada sobre o que antigamente era um cemitério indígena. No momento da construção, várias urnas de barro teriam sido encontradas.
O Cristo foi um dos primeiros cartões postais. Erguido com a praça, no ano de 1954, na gestão do então prefeito George Gonçalves Mafra, marcava uma população profundamente religiosa. 

O aquário com os pirarucus e peixes-boi foi uma atração que trouxe popularidade para a praça, em meados da década de 1980.

Fonte: vozdemanacapuru.com.br

Comentários