A CIDADE

Manacapuru é um município brasileiro do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Centro Amazonense e Microrregião de Manaus, localiza-se a sul de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 84 quilômetros. Ocupa uma área de 7.329.234 km² e sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014, era de 92.996 habitantes, sendo assim o quarto município mais populoso do estado do Amazonas, superado por Manaus, Parintins e Itacoatiara, e o segundo de sua microrregião.

Juntamente com outros sete municípios, integra a Região Metropolitana de Manaus, a maior região metropolitana brasileira em área territorial e a mais populosa da Região Norte do Brasil. Sua área representa 0.4666 % da área do estado do Amazonas, 0.1902 % da Região Norte e 0.0863 % de todo o território brasileiro.

A história de Manacapuru está fortemente ligada à aldeia dos Índios Mura, que se estabeleceram na margem esquerda do rio Solimões por volta do século XVIII, fazendo com que surgisse a localidade.

A Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré de Manacapuru foi criada em 12 de agosto de 1865, a partir da Lei n.° 148. A Freguesia tinha sede no povoado de Manacapuru. Com a Lei n.° 83, de 27 de setembro de 1894, criou-se o município de Manacapuru, com território desmembrado do município de Manaus. A instalação só ocorreu em 16 de junho de 1895.

A Comarca de Manacapuru foi criada pela Lei n.° 354, de 10 de setembro de 1901. Através da Lei n.° 1.126, de 5 de novembro de 1921, a Comarca foi extinta, e só restabelecida no ano seguinte, em 1922, por força da Lei n.° 1.133 de 7 de fevereiro.

Foi concedido ao município foros de cidade em 16 de julho de 1932, com o Ato estadual n.° 1.639. Com a divisão administrativa vigente em dezembro de 1959, três distritos formavam o município: Manacapuru, Beruri e Caapiranga, sendo que os três já foram emancipados. Atualmente, o município possui apenas o distrito de Caviana, o qual também já foi proposto, em 2010, sua emancipação, juntamente com outros vinte e sete distritos no estado do Amazonas.

A etimologia de Manacapuru é desconhecida, tendo em vista que seu nome foi sempre o mesmo, desde sua origem até o momento atual. Além dessas características, Manacapuru é conhecida nacionalmente como a Princesinha do Solimões, apelido que ostenta desde meados do século XIX. Muitos de seus atrativos naturais são conhecidos nacionalmente.

A cultura manacapuruense é rica em tradições e festas folclóricas bastante apreciadas. Por conta do Festival de Cirandas, que nos últimos anos tem atraído grande número de turistas para a cidade, Manacapuru ficou conhecido como a "Terra das Cirandas".

Fonte: Widipédia

Comentários

  1. Sou de Alagoinhas no estado da Bahia, desde 2014 que viajo a Amazônia para conhecer as belezas naturais deste maravilhoso estado, principalnente navegar em suas lindas águas pelo majestoso Amazonas e seus parceiros, desta vez, conhecerei Manacapuru com o seu Rio Solimões, claro, outra grande emoção!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Para comentar acesse o site.