IGREJA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré é o cartão postal mais conhecido de Manacapuru. Um marco, com grande presença na educação e na formação religiosa do povo manacapuruense, erguida com espírito de colaboração e solidariedade, é uma das 10 Paróquias da Prelazia de Coari.

O prédio passou por varias edificações, que melhoraram e ampliaram a estrutura ao longo do tempo. Antes da construção do templo atual, os ofícios religiosos eram realizados em uma capelinha singela, construída no inicio do Século 19 e situada onde, atualmente, é a Praça 16 de julho. A capela era, a princípio, uma iniciativa da população local, que se responsabilizava pela  manutenção e organização dos cultos religiosos. A construção da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré teve inicio em 1904 e foi concluída em 1907. A família Ventura se destacou pelo apoio dado à construção.

Os investimentos feitos na obra vieram da colaboração de vários comerciantes bem sucedidos e também por meio da realização de arraiais e feiras culturais. O material destinado à edificação do templo foi adquirido em parte na capital do Estado. Grande parte dos tijolos foi comprada no Município de Coari.

É de se notar que o material é de boa qualidade, visto que perdura até hoje na estrutura original. Os azulejos, que ornamentaram o altar da capela, por muitos anos foram trazidos de Portugal, mas a última reforma, em 2007, precisou retira-los, para melhorar a qualidade do piso.

O espírito de colaboração do povo era tão grande que quando os materiais para a construção chegavam ao porto da cidade através dos barcos, o povo era que conduzia até o canteiro de obras. Homens, mulheres e crianças trabalhavam com a maior satisfação, na expectativa de verem a obra concluída.
O altar em forma de canoa, foi usado na missa feita pelo Papa João Paulo II, quando visitou Manaus em 1980.

Os padres redentoristas do Brasil foram os responsáveis pela organização da comunidade que mais tarde se tornaria a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.


Fonte: vozdemanacapuru.com.br

Comentários